Vamos refletir!
A Sociologia é viva, nos humaniza e nos ensina como vivíamos, vivemos e nos aponta caminhos para como viveremos, se assim desejarmos. Como a partir do ensino médio, você começa a estruturar e configurar seus planos e projetos de vida. Ter acesso a uma ciência tão ampla, permitirá que você possa amadurecer, crescer e adquirir a sabedoria necessária para se formar e preparar-se para a vida adulta.
Revolução Francesa: Essa Revolução de 1789, que depôs o Antigo Regime embasado no “direito divino”, tornou-se grande símbolo dessa mudança e um marco na história do Ocidente. O pensamento revolucionário introduziu a ideia da igualdade entre os seres humanos e as explicações vindas da racionalidade lógica passaram a predominar sobre as religiosas, possibilitando justificar as hierarquias sociais a partir da razão social e não a partir de uma instância religiosa.
Revolução Industrial: Transformou o modo de produzir, modificando a maneira de as pessoas se relacionarem. Fatores como as inovações tecnológicas, a criação da máquina a vapor, a acumulação de capital por parte da burguesia em ascensão, o domínio inglês do comércio mundial e a liberação da mão de obra para as cidades levaram a um acelerado crescimento da população e da produção.
E a Sociologia está relacionada com este contexto! Apesar de ter sido formalmente reconhecida como ciência apenas no século XIX, deve sua origem ao intenso processo de mudanças na sociedade, desencadeado por essas revoluções!!
Em linhas gerais, a Sociologia pode ser definida como a ciência da sociedade, das coletividades, das leis gerais que regem as relações sociais, etc. No Ensino Médio, a disciplina contempla as três áreas das Ciências Sociais. Vamos às definições?
• Sociologia: Ciência que busca entender “as transformações causadas pela mudança das formas de trabalho na sociedade ocidental, decorrente do capitalismo (...)”.
• Antropologia: “Ciência que busca entender como o ser humano pode levar vidas tão diferentes”.
• Ciência Política: “Dedica-se ao estudo da política e das formas de poder (...) a política é observada desde os pontos de vista das instituições, como o Estado, até o de pessoas comuns (...)”.
Estamos, portanto, tratando de uma forma específica de conhecimento: a ciência. Aqui, especificamente, pela abordagem das ciências sociais.
Quais são os conceitos e métodos das Ciências Sociais?Os conceitos são palavras que traduzem o conhecimento científico já produzido. E um conjunto de conceitos forma uma teoria uma explicação para determinados fenômenos. O método faz parte do conhecimento científico e é um processo de pesquisa que possui regras para chegar a um objetivo.
O método permite ao cientista reunir dados e informações de forma organizada, a fim de usá-los para chegar a certas conclusões. É, portanto, um processo de pesquisa que possui regras para chegar a um objetivo.
As Ciências Sociais utilizam métodos qualitativos e quantitativos. Os métodos qualitativos produzem dados próximos à vida cotidiana, mas dificultam generalizações (Ex: Entrevistas). Os métodos quantitativos permitem generalizações, mas são distantes da realidade vivida pelas pessoas (Ex: CENSO, pesquisa de voto, etc.).
Cada pesquisa é feita de uma maneira, por isso cada uma traz um tipo de resultado para a mesma pergunta. Elas também podem ser desenvolvidas juntas. Esta aula tratou sobre as noções básicas da Sociologia no Ensino Médio, bem como os seus métodos de pesquisa. Na próxima aula veremos a imaginação Sociológica. Agora, responda aos exercícios, para fixação dos conteúdos abordados.
Bons estudos!!!
Teste seus conhecimentos!
Teste seus conhecimentos!