Dominar a interpretação de gráficos e tabelas é essencial em um mundo cheio de informações visuais. Com o aumento da quantidade de dados disponíveis, saber extrair informações significativas dessas representações visuais é uma habilidade cada vez mais valiosa.
Os gráficos traduzem conjuntos de dados de forma clara e precisa. Com eles, podemos rapidamente entender dimensões, quantidades e a evolução de variáveis, ajudando-nos a tomar decisões informadas.
Quais são os elementos essenciais de um gráfico?
Ao construir ou interpretar um gráfico, é fundamental considerar certos elementos para garantir a clareza e a precisão dos dados apresentados:
Título: Um título claro e conciso que descreve o conteúdo do gráfico.
Eixos: Os eixos x (horizontal) e y (vertical) fornecem orientação e dimensionamento. O eixo x geralmente representa a variável independente, enquanto o eixo y mostra a variável dependente.
Rótulos dos Eixos: Descrevem as unidades ou categorias dos dados, ajudando a entender o contexto dos valores.
Legenda: Identifica as diferentes séries de dados ou categorias no gráfico.
Série de Dados: Conjunto de valores relacionados que são plotados no gráfico, cada um com cor ou símbolo único.
Marcadores de Dados: Pontos, barras, linhas ou outros símbolos que representam os valores específicos de cada ponto de dados.
Nem todos os tipos de gráficos contêm todos esses elementos, por isso é importante se atentar ao contexto dos dados.
Quais são os tipos de gráficos mais comuns?
Conhecer os diferentes tipos de gráficos e suas particularidades é essencial para o sucesso no ENEM e em outros vestibulares. Aqui estão os seis tipos mais comuns:
Gráfico de Pontos (Scatter Plot): Exibe os valores de duas variáveis para cada ponto de dados, usado para explorar relações e identificar padrões de dispersão.
Exemplo de gráfico de pontos que mostra os gols dos artilheiros em Copas
Gráfico de Linha: Conecta pontos de dados com linhas retas, ideal para mostrar tendências e mudanças ao longo do tempo.
Exemplo de gráfico de linha mostrando a esperança de vida anualmente
Gráfico de Colunas: Comparar valores entre diferentes categorias, amplamente usado em negócios, ciências sociais e economia.
Exemplo de gráfico de colunas mostrando o crescimento da economia global ao longo dos anos
Gráfico de Setor (Pizza): Visualiza a distribuição proporcional de partes de um todo, ideal para representar porcentagens.
Exemplo de gráfico de pizza mostrando a presença da epilepsia entre os brasileiros
Gráfico em Rede (Grafo): Mostra relações entre elementos, usado para ilustrar conexões e interações em redes complexas.
Exemplo de gráfico em rede que mostra vendas de produtos ao longo de uma semana
Gráfico Pictórico: Usa ícones ou imagens para transmitir informações quantitativas de maneira intuitiva e envolvente.
Exemplo de gráfico pictórico, ou seja, que usa imagens para transmitir informações quantitativas
Dicas para Interpretar Gráficos:
Interpretar gráficos de maneira eficaz é essencial para compreender e comunicar as informações que estão neles. Observe o tipo de gráfico e as unidades indicadas, para entender claramente as referências dos eixos horizontais e verticais.
Se o gráfico não se encaixa no plano cartesiano tradicional, preste atenção especial às unidades de cada variável e às suas características específicas. Para interpretar gráficos de maneira eficaz, siga estas dicas:
Observe a Escala: Verifique se os eixos têm escalas lineares ou logarítmicas e confira as unidades.
Identifique as Séries de Dados: Use a legenda para diferenciar múltiplas séries de dados.
Analise Tendências: Observe padrões de subida, descida, variação ou estabilidade.
Identifique Pontos em Destaque: Preste atenção a picos, vales ou pontos de transição.
Considere a Escala: Esteja ciente de como a escala dos eixos pode influenciar a percepção dos dados.
Como interpretando tabelas?
Assim como os gráficos, as tabelas organizam dados para facilitar a comparação e a análise. Para interpretar tabelas, siga estas etapas:
Leia o Título e Cabeçalhos: Compreenda o contexto e as variáveis apresentadas.
Analise Padrões e Comparações: Identifique tendências, totais e subtotais.
Atenção às Notas de Rodapé: Verifique detalhes importantes como porcentagens e proporções.
Relacione aos Conhecimentos Prévios: Use seu conhecimento prévio para uma interpretação mais aprofundada.
Dá uma olhada de exercício que já apareceu no Enem (2012):
Uma pesquisa realizada por estudantes da Faculdade de Estatística mostra, em horas por dia, como os jovens entre 12 e 18 anos gastam seu tempo, tanto durante a semana (de segunda-feira a sexta-feira), como no fim de semana (sábado e domingo). A seguinte tabela ilustra os resultados da pesquisa.
De acordo com esta pesquisa, quantas horas de seu tempo gasta um jovem entre 12 e 18 anos, na semana inteira (de segunda-feira a domingo), nas atividades escolares?
a) 20
b) 21
c) 24
d) 25
e) 27
Resposta [E]
O termo "Durante a semana" representa os 5 dias úteis (segunda, terça, quarta, quinta e sexta). Com base na interpretação da tabela, a linha com "Atividades escolares" segue os valores referentes à categoria, assim, durante a semana os alunos gastam, em média, 5 horas por dia em atividades escolares e 1 uma por dia aos finais de semana (sábado e domingo).
Durante toda a semana, eles gastam 5 horas em 5 dias, então 5 · 5 = 25.
Durante todo o final de semana, eles gastam 1 hora em 2 dias, então 1 · 2 = 2
25 + 2 = 27 horas de seu tempo, durante a semana inteira, com atividades escolares.
Exemplos e exercícios com gráficos resolvidos:
Confira alguns exercícios de interpretação de gráficos resolvidos:
Exemplo 1
(Enem digital) O gráfico mostra as receitas e as despesas de uma empresa nos meses de julho a novembro de um ano. O resultado financeiro, obtido pela diferença entre receita e despesa, pode ser positivo (lucro) ou negativo (prejuízo).
Sabendo que o mês de dezembro é, em geral, de melhores vendas, o dono da empresa faz uma previsão de que a receita naquele mês terá um aumento, em relação ao mês anterior, com a mesma taxa de crescimento ocorrida de setembro para outubro, e que a despesa irá se manter a mesma de novembro.
Se confirmadas as previsões do dono da empresa, o resultado financeiro a ser obtido no semestre de julho a dezembro será um
a) prejuízo de R$ 2.650,00.
b) prejuízo de R$ 850,00.
c) lucro de R$ 7.150,00.
d) lucro de R$ 5.950,00.
e) lucro de R$ 350,00.
Resposta [E]
Temos que a taxa de crescimento na receita de setembro para outubro foi de:
(3500 - 1400)/(1400) = 1,5
A receita de novembro foi de: 2000, logo a receita esperada para o mês de dezembro é de:
(1 + 1,5) · 2000 = 5000 reais
Agora calculando a diferença de receitas de cada mês, temos que:
Julho: 1200 - 700 = 500 (lucro)
Agosto: 2300 - 3900 = - 1600 (prejuízo)
Setembro: 1400 - 1350 = 50 (lucro)
Outubro: 3500 - 2000 = 2000 (lucro)
Novembro: 2000 - 3800 = -1800 (prejuízo)
Dezembro: 5000 - 3800 = 1200 (lucro)
Somando tudo temos que a resposta pedida foi: 500 - 1600 + 50 + 2000 - 1800 + 1200 = R$ 350,00 (lucro)
Exemplo 2
(Enem) O termo agronegócio não se refere apenas à agricultura e à pecuária, pois as atividades ligadas a essa produção incluem fornecedores de equipamentos, serviços para a zona rural, industrialização e comercialização dos produtos.
O gráfico seguinte mostra a participação percentual do agronegócio no PIB brasileiro:
Esse gráfico foi usado em uma palestra na qual o orador ressaltou uma queda da participação do agronegócio no PIB brasileiro e a posterior recuperação dessa participação, em termos percentuais.
Segundo o gráfico, o período de queda ocorreu entre os anos de
a) 1998 e 2001.
b) 2001 e 2003.
c) 2003 e 2006.
d) 2003 e 2007.
e) 2003 e 2008.
Resposta [C]
Denotando os momentos de subidas pelas cor verde e os momentos de descida pela cor vermelha, fazendo a interpretação do gráfico, temos a seguinte configuração:
O período de queda, portanto, foi entre 2003 e 2006
Exemplo 3
(Enem 2021 — PPL ) Os preços médios da gasolina, etanol e diesel sofreram variações que foram registradas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para a gasolina, em seis datas compreendidas no período entre 15 de outubro de 2015 e 13 de janeiro de 2016, conforme o gráfico.
Considerando os intervalos do período com valores informados no gráfico, o maior aumento, em valor absoluto do preço da gasolina, ocorreu no intervalo de
A) 15/out. a 5/nov.
B) 5/nov. a 3/dez.
C) 3/dez. a 9/dez.
D) 9/dez. a 30/dez.
E) 30/dez. a 13/jan./16.
Resposta [D]
É possível perceber que há um maior aumento do valor no intervalo de 9 de dezembro a 30 de dezembro. Sendo assim, a alternativa que corresponde ao maior valor absoluto é a alternativa D.
Fica a dica:
Interpretar gráficos e tabelas exige atenção aos detalhes e compreensão do contexto. Quanto mais você praticar, melhor será sua habilidade em extrair informações significativas.
Anotou essas dicas? Agora é só praticar e aplicar esses conhecimentos para se dar bem no vestibular e ENEM! Boa sorte!