Errou quem achou que o mar é azul porque reflete a cor do céu. As diferentes cores dessa imensa massa de água salgada estão associadas à absorção e reflexão da luz do sol pelas camadas superficiais do oceano.
Pode parecer complicado, mas é simples. Para explicar a cor do mar, vamos passar por alguns passos:
- Qual a cor da luz do sol e o que é o espectro da luz visível?
- Por que o mar é azul?
- Por que o mar pode ter várias cores?
Qual é a cor da luz do sol?
A luz solar que vemos é branca, resultado da soma de todas as cores do arco-íris, como na capa do álbum 'Dark Side of the Moon' do Pink Floyd. Às vezes, esse fenômeno ocorre quando a luz do sol atravessa uma janela de vidro e vemos todas as cores refletidas na parede. O mesmo acontece na formação de um arco-íris, quando a luz do sol é refratada por gotículas de água no ar, revelando todo o espectro da luz visível.
O espectro da luz visível é contínuo, com uma cor se transformando na outra sem separação. No entanto, dividimos esse espectro em sete cores para simplificar, cada uma com diferentes comprimentos de onda e quantidades de energia luminosa.
Por que o mar é azul?
O mar é azul porque funciona como um filtro da luz solar. A energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores. A luz azul penetra mais fundo e se espalha o suficiente pela coluna d'água para ser refletida de volta para nossos olhos, fazendo com que enxerguemos o mar azul. Enquanto isso, outras cores do espectro, como vermelho e laranja, são absorvidas e sua energia é transformada em calor.
Em águas claras, a luz vermelha é rapidamente absorvida nos primeiros 4 metros da superfície, seguida pela luz laranja em torno de 25 metros, a luz amarela em cerca de 51 metros de profundidade, e a luz verde e violeta por volta de 107 e 113 metros. A luz azul, por outro lado, pode penetrar até cerca de 250 metros de profundidade. Por isso, objetos vermelhos a poucos metros da superfície aparecem como cinza, e as fotos subaquáticas ficam azuladas (a menos que o fotógrafo use uma luz extra).
As diferentes cores da Água do Mar
A cor do mar pode variar dependendo da quantidade de partículas na água. A presença de areia gera águas com tons amarronzados, enquanto a presença de plânctons (microrganismos marinhos) gera tons esverdeados.
No oceano aberto, longe da costa, as águas são de um azul profundo, quase roxo, porque há poucas partículas em suspensão. Nessas regiões, a luz pode alcançar até 600 metros de profundidade! No entanto, a maior parte do oceano é completamente escura devido à sua grande profundidade.
Os organismos que fazem fotossíntese ficam limitados a uma camada de até 70 metros de profundidade, conhecida como zona eufótica. Metade da produção primária na Terra ocorre nessa camada do oceano iluminada pelo sol. A água nessa zona corresponde a menos de 1% do volume total do oceano, mas sustenta quase toda a vida marinha e produz cerca de 50% do oxigênio que respiramos.
Entender por que o mar é azul e como suas cores podem variar nos ajuda a apreciar ainda mais a complexidade e a beleza do nosso planeta.